quarta-feira, 5 de novembro de 2008

I have a dream!!!!

________________________________________________________


Hoje é um dia diferente para o mundo!!

Antes de mais nada. De colocar o que eu estou sentindo hoje, em palavras, frases simples sem eloquência. I have a dream, a bad dream.....
Sonho que apesar de tudo que foi feito, dos apoios, das pesquisas e de todo esperança, os americanos elegera para presidente o republicano John McCain. Lembro que no sonho tive um grande sentimento de frustração, de desapontamento com os valores democráticos. Mas graças a Deus só foi um sonho ruim...
Pois ao acorda hoje, não só eu mas o mundo acordava com a noticia de que Barack Obama era de fato o novo presidente dos Estados Unidos da América.

Hoje é um dia diferente para o mundo!!

No dia 5 de Novembro de 2008, 45 anos depois de Martin Luther King Jr discursar para uma multidão de pessoas na capital americana em frente ao a Lincon, no seu famoso discurso "I have a dream", onde ele fala:

...Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.

...Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgas pela corda pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje...

Esta nação se levantou no dia 4 de Novembro de 2008, e mostrou que não era um sonho impossível . Mostrou as 4 pequenas crianças que já não sou tão pequenas, que esta nação pode julgar um homem pelo conteúdo de seu caráter, não pela sua cor de pele.
No dia de hoje a historia foi reescrita. O havaiano filho de uma branca americana como um negro vindo do kenya de origem mulçumana, é hoje o novo presidente do pais mais poderoso do mundo, um pais historicamente racista. Ele e eleito o 44ª presidente com a maioria dos votos da população e com um numero bastante expressivo 349 delegados, com o maior comparecimento de eleitores nas urnas.
O povo celebrou, gritou , chorou, pois era um sonho... mas hoje é realidade, um negro esta na casa branca.
De fato não sabemos como vai ser sua gestão, mas a sua eleição é uma luz no fim do túnel da humanidade, nos traz esperança de dias melhores, de que a humanidade tem salvação, ela não esta perdida. É um sopro de esperança para o mundo, por isto, é tão significante para todos nos, por isto nos emociona.
Somos diferentes sim, por fora, mas iguais, por dentro.


nós não somos o que gostaraiamos de ser.
nós não somos o que ainda iremos ser.
mas, graças a Deus,
não somos mais quem nós éramos.

Martin Luther King Jr

________________________________________________________

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Inspiração e Coragem

_____________________________________________

Olha como as coisas são eu nunca fui muito de sentar e escrever, sim é verdade que no colégio eu já fazia uns rabiscos e algumas poesias bobas e melosas. Mas nunca sentei de fato para escrever, para por a cachola para funcionar e tirar desta cabecinha meio maluca as minhas idéias e reflexões que eu tenho do mundo e da época onde eu estou inserida.

Nunca fui muito boa com as palavras escritas em um papel qualquer, sempre tive dificuldades com a escrita e suas regras. Mas sempre tive a ânsia de escrever, de soltar meus demônios, minhas inquietações, meus dessabores e sabores de minha vida e das coisas que me cerca, numa folha de papel através de uma tinta qualquer.

Apesar de não ser uma leitora, sempre fui apaixonada pela arte de escrever, colocar pedaços de sentimentos de forma eloqüente em pautas de cadernos, de usar a ponta da caneta como um meio de expressar as coisas que percebo com sabedoria e beleza. Como vários poetas fizeram um dia. De transforma uma página em branco, sem menor interesse, em algo mágico, que desperta os sonhos, as paixões, as reflexões enfim, que enche a nossa cabeça de sensações.

Pois bem, algum tempo atrás minha amiga a qual denominei como “a pessoa mais próxima de uma melhor amiga”, iniciou um BLOG – o diário do século XXI – e até eu entrar nele e ler levei certo tempo, mas enfim finalmente entrei e tive uma grata surpresa, pois ela escreve maravilhosamente bem. E de certa forma me inspirou e me deu coragem para escrever estas mal traçadas linhas que vos escrevo agora e que já escrevi.

Até estás palavras que coloco aqui neste momento, partiu de uma conversa pelo MSN (o novo “telefone”). De um elogio a um texto cabeçudo que ela fez, e que me fez refletir, ou melhor, descrever o que é para mim o ato de escrever. Que é o desenvolvimento de certa forma do abstrato para algo concreto – no caso das palavras que as canetas e os teclados tornam reais – que mesmo assim não perde sua essência abstrata.

É tão impressionante o ato de sentar e escrever que uma simples conversa, boba, banal possa desencadear um texto como este (que para mim é longo demais e eu mesmo já teria desistido de lê-lo), em um sutil “louvor” a palavra, a transformação que ela provoca no seu intimo ao transporta para um mundo cheio de sensações.

Bem como eu falei tudo isto, partiu de uma troca de mensagens. Nesta troca eu pensei:

“tudo começa com uma frase boba sem sentido, depois passa pelas belas palavras e regras gramáticais, percorrer um longo caminho pelas vias extraordinárias da imaginação e começa a fluir pelos longos sistemas elétricos de nossa mente até que explode em linhas, parágrafos, um texto que nos não pensávamos em escrever até que começamos pela aquela frase sem sentido.”

Como eu disse todo texto cabeçudo ou não começa por uma única frase, e isto me faz lembrar um provérbio chinês;

“Toda longa jornada começa com um passo.”

Assim também é a arte de escrever, tudo começa como uma frase!!!

Ao acabar este texto, percebi que além de ser um texto sobre o que é a escrita para mim e como conseqüentemente a leitura. É também uma singela maneira de agradecer “minha quase melhor amiga”, pela a inspiração que me faltava para traçar estás linhas e as outras que viram, e pela coragem de esboçar os meus sentimentos e afins – adora esta palavra “afim” – não poderia ser diferente, tinham que ser assim. ESCREVENDO!!

OBRIGADA!!!

_______________________________________________________________

domingo, 19 de outubro de 2008

Loucura Humana!!!!!!!!!!!!!

Bem está ultima semana todos nos brasileiros acompanhamos com cautela a historia de Eloá seu ex-namorado, infelizmente o final desta historia não foi feliz!!

E eu me pergunto o que leva um ser humano a levar as coisas ao extremo de agredir a pessoa que supostamente você ama?! O amor é um sentimento forte pois passei por todos os outros sentimento humanos, mas mesmos viajando por tantos caminhos o que devemos nos ater é os momentos em que nos somos felizes com este pessoa em que nos domos afetos e carinhos mesmo que estes momentos sejam apenas poucos segundos ou horas. Nada é eterno. Tudo o que vivemos são momentos que temos que saber aproveitar!!
Buda no eleito de sua morte falou : " tudo que se reuni um dia se separa pois assim é o mundo"

ai eu me lembro de um poema, que eu pariculamente ah que devemos sempre lembrar para podermos aproveitar ao máximo as nossa experiências amorosas em todos os sentidos.

"De tudo, ao meu amor serei atendo
Antes, e com tal zelo,e sempre, e tanto
que mesmo em face do maior encanto
dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
e em louvor hei de espalhar meu canto
e rir meu riso e derramar me pranto
ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
quem sabe a morte, angústia de quem vive
quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
que seja imortal, posto que é chama
mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius de Moraes

o que eu posso falar depois de tão belos e sensatas palavras do poetinha....

a vida é feitas de momentos, e nos temos que aprender aproveita-los, pois nada é eterno, só nossas lembranças que devemos guarda- las com carinhos e apreço.

Devemos amar e ser amados, não devemos exigir que nos ame.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Haikai

No calor do verão
A mãe terra me aquece com ternura.

Uma conversa e 1/2

Oi tio ,

Eu estava pensando em começar este texto de forma bem formal, ou até digamos intelectualizada. Mas creio eu que isto seria de menos importante, pois o que vem a escrever aqui é simplesmente uma impressão, ou até mesmo uma reflexão rabiscada de uma jovem, sem compreensão teórica do mundo, sem o bom e velho conhecimento dos livros que são as nossa portas para uma conversa de botequim com nossos maiores fomentadores de reflexões, analises e compreensões de nossa sociedade.

Hoje eu estava pensado depois de ouvir as noticias econômica e a conversa paralela de Arthur e mainha, me fez suscitar uma reflexão sobre a atual conjuntura mundial.

Por mais que possam ser cruéis com nós seres viventes deste mundo globalizado, onde tudo esta ligado, esta crise econômica é essencial para podermos evoluir está sociedade que está estacionada e dependente de um único mercado – o mercado americano – todas as relações econômicas do mundo estão completamente viciadas nos EUA, está crise é a nossa clínica de recuperação, pois o que percebo, é que estamos vivendo um momento único com o mundo já viveu 40 anos atrás, acho até que os anos de final 8 são emblemáticos para as mudanças sociais no mundo. Em 1968 o mundo fervia, hoje ele também ferve por mudanças substancias, vemos a possibilidade mais que concreta de termos um presidente americano que é afro descendente, de origem muçulmana, uma crise econômica sem precedência (segundo especialistas), mais que para mim é a melhor coisa que poderia ter acontecido, pois as lideranças mundiais, esta de certa forma mudando, estamos começando a nos curar do vicio Americano, a um novo circulo por começar, me parece que o gigante americano vai ter que dividir o topo com a união européia e quem diria com os “pobretões” do mundo que finalmente descobriram o sentido daquele lema que nos torcedores do azulão conhece bem; “UNIÃO E FORÇA”.

Bem espero que o Brasil consiga sobreviver bem a está tempestade, sem muitos mortos e feridos.

Não sei se isto que eu penso está correto, ou até mesmo coerente, mas também não precisa, e só uma impressão minha sobre estes acontecimentos que vem chacoalhando o mundo.

Beijos de tua sobrinha que insiste em não ouvir teu conselho, aquele que tu escreverá quando eu nasci.

Joanna Lessa